Postagem em destaque

Código Limpo: Nomes Significativos

Imagem
Às vezes fico com um assunto na cabeça por semanas, até achar uma situação ou um exemplo que esclareça a situação. Explico: estava querendo já a algum tempo escrever sobre boas práticas de programação, e pensei em iniciar por "Nomes Significativos", para seguir a nomenclatura utilizada pelo ótimo livro Código Limpo , de Robert C. Martin.  Entretanto, ficava sempre amarrado em exemplos que pareciam ser bons, mas que ainda eu não tinha visto a utilidade prática.  Antes de continuar preciso explicar que tenho um hábito de anotar num bloco de papel todas as ideias que surgem, pois elas desaparecem com a mesma velocidade que aparecem. Para isso tenho um bloco e caneta na mesa de cabeceira (além de um no banheiro), pois esses são os lugares onde tenho mais ideias... Vai entender... Semana passada, estava com um problema bem complicado e tive uma ideia: "vou criar uma variável para indicar que quando um arquivo tiver um certo tamanho deve gravar algumas informações no log. Pois

Organização de pastas e arquivos no computador

Lendo o artigo Como organizar os arquivos e pastas no computador, do blog Efetividade.net resolvi mostrar como organizo o meu computador.

Tenho uma pasta chamada ams (Alexandre Maciel Setta) que é a minha pasta raiz. Abaixo dela tenho a seguinte estrutura:
  • app: aplicativos essenciais, normalmente são programas que não tem instalação (descompactar e usar). Crio uma pasta para cada aplicação, a menos que seja apenas o arquivo executável. Nesse caso, deixo sob a pasta \app.
  • backup: pasta para armazenar o backup das outras pastas. Inclusive guardo os dados do Gmail. Eventualmente, gravo uma cópia num HD externo ou DVD.
  • dev: são os programas que desenvolvo. Separo por linguagem: \c, \cpp, \delphi.
  • doc: documentos diversos, como planilhas, textos, etc.
  • inst: são os programas de instalação. Aqui faço uma separação por categorias, como: \dev (desenvolvimento), \driver (drivers instalados no micro), \internet, \iso, \multimidia, \segurança, \sistema (quando não se encaixam em nenhuma categoria anterior).
  • midia: arquivos multimidia, divididos em \audio, \imagem e \video.
  • temp: normalmente armazeno aqui arquivos recém baixados e que ainda não verifiquei.
Além dessas pastas, tenho mais dezenas de outras sub-pastas. Mas essencialmente a ideia é essa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Netflix não mostra ícone de streaming

Google Hacking

FTP não funciona no PHP